Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de Lena Five

Pareceu que eu estava lendo uma descrição do meu pai e da minha relação com ele. Com duas diferenças... A primeira é que, apesar de tentar muito se encaixar e "vencer" e de todo o seu discurso baseado nisso, meu pai criou uma dívida imensa, faliu e hoje tem muita dificuldade em se sustentar e precisa de muito suporte (mais do quenele realmente tem). A segunda é que meu pai ainda está vivo, viveu tempo suficiente para me ver recebendo o diagnóstico de autismo e para, alguns anos depois, receber o seu próprio diagnóstico de autismo. Hoje ele sabe que não irá se encaixar, que seus sonhos antigos não combinam com seu real funcionamento (se é que combinam com o de alguém) e está criando novos sonhos.

Eu, por minha vez, também casada com um homem que cuida de mim de todas as maneiras possíveis, ainda me culpo por ter 39 anos e não ter conseguido construir uma carreira, não ser mais capaz de trabalhar (nem dentro de casa, nem fora das minhas antigas áreas de atuação) e não ter perspectiva de voltar a sê-lo (não só por causa do autismo, há outras questões envolvidas.)

Tenho tentado ser mais gentil comigo mesma... Mas o medo vem. Se, antes do diagnóstico, por ser sempre comparada pelos outros ao meu pai (mesmo vivendo em constante conflito com ele), eu tinha medo de acabar também falida... hoje, depois do diagnóstico, tenho medo de perder quem cuide de mim e, por não ser capaz de me sustentar sozinha, acabar também como ele, precisando de muito mais suporte do que poderei receber...

Expand full comment
Avatar de poliana

Alice, que texto LINDO! Dá de ver que você escreveu para o seu pai, me senti lendo por uma frestinha na parede.

Expand full comment
Mais um comentário...

Nenhuma publicação